Eiichiro Oda


Autor: Eiichiro Oda
[ilustração: Viajantes dos Cosmos]

Eiichiro Oda é um mangaká que nasceu em Kumamoto, Japão, a 1 de Janeiro de 1975 e é o autor do mangá mais vendido de sempre.

Desde pequeno que adora ler mangás e refere inúmeras vezes o seu apreço e inspiração pelo mangá de “Dragon Ball” e da série animada “Vickie, the viking”. 

Começou a carreira profissional dentro da área aos 17 anos com "Wanted" uma história de cowboys. Esta ganhou diversos prémios incluindo o segundo lugar no Tezuka manga awards. Dedicou-se a desenvolver um estilo de desenho próprio (pelo qual é hoje reconhecido) e com 18 anos recebeu um prémio no Hop Step Award com “Ikki Yakō”.


Antes de desenvolver o seu grande sucesso, trabalhou como assistente de grandes nomes do mundo do mangá como Nobuhiro Watsuki, autor de Rurouni Kenshin e apresentou várias histórias de manga na Jump  Magazine.


A sua obra prima tem o nome de One Piece, uma história de aventuras piratas que estreou em 1997 na Weekly Shonen Jump Magazine. Este mangá continua em desenvolvimento até hoje, contando atualmente com quase uma centena de volumes, tem também uma adaptação animada que estreou em 1998 e continua até ao momento e o seu primeiro vídeo jogo saiu em 2000.








-Imaginação inesgotável: para além das várias personagens cada uma com um background sólido e da narrativa da sua história, o autor desenvolveu o mais vasto mundos de sempre, acompanhado de inúmeros objetos únicos (como meios de comunicação e transporte), mesmo ao estilo do One Piece;


-Na sua história encontramos elementos com inspiração na vida real quer sejam personalidades, artistas, locais, momentos históricos, histórias, mitos, lendas, ...;


-Eiichiro Oda gosta de atribuir a cada personagem um estilo de rir específico, o que se tornou uma grande característica do seu estilo;


-A sua obra está repleta de Easter Eggs. Desde personagens escondidas em multidões a objetos que se fundem no cenário, o autor coloca vários elementos nos os seus desenhos que mais tarde se revelam importantes no desenvolvimento da história. Por vezes estes elementos são apenas apontamentos divertidos como um personagem de fundo muito semelhante a um dos personagens  principais ou um personagem de plano de fundo que exercia uma função no início do mangá e que aparece muito mais tarde a exercer outra função. 





-Apesar do seu muito trabalho mantém correspondência com os fãs, sendo que algumas das perguntas e respostas partilhadas entre eles são adicionadas aos volumes impressos do seu mangá.


-O maior rival em popularidade de mangá era Masashi Kishimoto (autor de Naruto, mangá já finalizado) mas na verdade eles eram amigos. Participaram nos respetivos casamentos e quando chegou o final do mangá de Naruto ambos fizeram referência ao trabalho um do outro nos capítulos. Kishimoto desenhou o símbolo dos Chapéus de Palha na escultura do Naruto e Oda desenhou Luffy e Naruto a partilhar uma refeição de despedida.


-Existem muito poucos registros fotográficos do autor sendo que ele prefere ser representado por ilustrações que ele fez dele mesmo, Uma das mais conhecidas é o corpo de braços cruzados com cabeças de peixe às riscas.





Todos estes elementos mostram a genialidade do artista que leva a sua arte ao mínimo dos pormenores tornando a sua obra ainda mais interessante de ler e reler!

Comentários