![]() |
| Espadas das Crónicas de Gelo e Fogo - Longclaw, Ice, Needle, Dark Sister, Blackfire |
![]() |
| Espadas das Crónicas de Gelo e Fogo - Dawn, Lightbringer, Widows Wail, Brightroar, Oathkeeper |
CASA BARATHEON🦌 Brasão com veado coroado negro sob campo dourado. Lema: "Nossa é a Fúria"
A mais nova das grandes casas, surge durante as guerras da conquista.
Existem rumores que o seu fundador, Orys Baratheon, era irmão bastardo de Aegon Targaryen, o conquistador. Orys era um dos melhores generais de Aegon sendo recompensado por este quando quase derrotou o último Rei da Tempestade, tomando a sua filha, títulos, castelos, terras e o lema “Nossa é a Fúria"
A relação dos Baratheon sempre foi muito próxima com os Targaryen, vários membros da família serviram como mão do rei ou guarda real. Contudo acabou por ser um Baratheon que acabou com o reinado deles quando Robert Baratheron inicia uma revolução em consequência do rapto da mulher que lhe foi prometida pelo príncipe herdeiro.
Steffon Baratheon (pai de Robert) fazia parte do conselho do rei e foi-lhe dada a missão de arranjar uma esposa nas cidades livres para Rhaegar, o príncipe. Steffon não encontrou uma noiva e no regresso, quando se encontrava já perto de casa, o navio afundou e os 3 filhos assistiram às mortes dos pais ficando órfãos. Desse naufrágio só se salvou 1 pessoa, o Cara Malhada, que se manteve até à data como bobo da corte com um dos filhos, Stannis.
Robert Baratheon e Nedd Stark foram criados no Ninho da Águia, criados por John Arryn. Robert apaixonou-se por Lyanna Stark e eles ficaram prometidos. No entanto, Lyana não estava muito satisfeita porque ele já tinha uma filha bastarda.
No passado destas personagens existe um famoso torneio (que se desconfiava tenha sido financiado por Rhaegar Targaryen [o príncipe da altura] porque a casa que o deu não tinha assim tanto dinheiro para dar um torneio tão luxuoso). Mas este torneio ficou marcado pelo mau aspeto do rei e pelo momento em que o príncipe Rhaegar, após ter ganho o torneio de a justa, deu a flor para a Lyanna Starke (já prometida a Robert) em vez de a dar a Elia Martell, sua esposa. Este foi um momento que marcou uma virada na história pois passado 1 ano Lyanna desapareceu o que desencadeou a rebelião contra a casa Targaryen, para a recuperar.
Durante a rebelião Robert derrota Rhaegar na Batalha do Tridente, apesar da superioridade de números, o que resultou na morte do príncipe, na queda e quase extinção da Casa Targaryen e na coroação de Robert como rei, transformando a casa Baratheon na nova casa real.
Robert casou com Cerci Lannister mas teve vários filhos bastardos que mantêm as suas características fortes de cabelo preto.
Personagens importantes da Casa Baratheon: Robert, Stannis e Renly.CASA STARK 🐺 Brasão lobo gigante cinzento sob fundo branco. Lema: “O Inverno Está a Chegar” Sede da casa: Winterfell
A casa Stark tem ascendência antiga, sendo descendentes dos Primeiros Homens, e por isso ainda mantêm vários dos costumes antigos como por exemplo os deuses antigos. Esta casa remonta a Brandon o Construtor e aos antigos Reis do Inverno. Os Stark governaram o Norte e Winterfell durante milhares de anos, até que Torrhen Stark ajoelhou e prestou juramento a Aegon, o Conquistador.
Mantêm uma boa relação com a patrulha da noite, estando por dentro dos problemas com os selvagens. Inclusive vários Stark já foram comandantes da patrulha.
Existe uma história de rivalidade antiga com os Bolton que, apesar de serem uns dos vassalos da Casa Stark, durante muito tempo eles guerrearam, dando lugar à lenda de que os Bolton gostavam de esfolar príncipes Stark e usar as peles deles.
Personagens importantes da Casa Stark: Geração antiga: Brandon, Eddard (Nedd), Lyanna, Benjen Geração mais nova: Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon, John Snow
CASA LANNISTER 🦁 Brasão leão dourado sob fundo carmim. Lema:“Ouvi-me rugir!” Sede:Rochedo Casterly
Características físicas marcantes: cabelo dourado, altos, bem-parecidos.
São do sangue dos Ândalos. Conhecidos pela sua imensa riqueza destacando pelo lema “Um Lannister paga sempre as suas dividas”.
O castelo de rochedo Casterly foi construído em volta de um minério de ouro descoberto por um Casterly. Lan, o esperto, escondeu-se dentro do rochedo e começou a criar intrigas entre os Casterly até a família se desentender e dissolver. Nessa altura Lan apoderou-se do castelo dando início à casa Lanniester.
Eles tinham tantos descendentes que fundaram outra cidade, Lannisporto, uma cidade muito rica, de comércio e portuária.
Tywin Lannister foi o Mão do rei Targaryen, sendo o Mão mais jovem de Westeros. Foi sempre muito sensato como Mão, chegando a criar a especulação de que era ele que governava e não o Rei Aegon.
Casou com a prima Joana e tiveram 3 filhos: Jaime e Cersei (gémeos) e Tyrion (último filho, onde Joana morreu após o parto). Existe a especulação de que o rei Aegon tenha violado Joana e que Tyrion possa ser filho dele.
Tywin Lannister rebelou-se contra o Aegon no final da rebelião de Robert, desempenhando um papel fundamental para a queda da casa pois conseguiu entrar no palácio com o pretexto de trazer auxílio ao rei. Mas foi Jaimie Lannister, que pertencia à guarda real na altura, que acabou por matar o rei antes ainda de o pai chegar, ficando conhecido por causa desse ato como “Regicida”.
Personagens importantes da Casa Stark: Geração antiga: Tywin, Cercie, Jaimie e Tyrion Geração mais nova: Joffrey, Tommen, Myrcella
CASA ARRYN 🦅 Brasão: Falcão com lua em branco sob azul celeste. Lema:“Tão Alto Como a Honra” Sede: Ninho de Águia
Descendentes dos Reis da Montanha e Vale, uma das mais antigas e puras linhagens da nobreza Ândala.
O vale de Arryn tem defesas naturais e tem muitas terras férteis e foi o local por onde os Ândalos chegaram a Westeros. Nessa altura o território do Vale estava dividido entre vários reinos que rivalizavam à muito tempo e por isso não se conseguiam unir para vencer o inimigo.
Royce foi o primeiro que conseguiu unir esses reinos para dar resistência aos Ândalos. Nesta altura do lado dos Ândalos Arttys Arry foi eleito como líder, ele que já era nascido no Vale. Os dois tiveram uma batalha, conhecida como a batalha das 7 estrelas. Os primeiros homens quase venceram, mas Arrys acabou saiu vitorioso pela estratégia de colocar no seu lugar outra pessoa que se fazia passar por ele (que morreu as mais de Royce no seu lugar) atacando depois de surpresa.
As pessoas que sobraram dos primeiros homens deram origem aos clãs das montanhas. E a casa Royce manteve-se como Reis do Vale, fundando assim a casa Arryn.
A sede da casa é formada por 4 castelos ao longo das montanhas: pedra, neve, céu e para chegar lá são precisas mulas treinadas ou através de uma espécie de “teleféricos”. Por esse motivo o Ninho de Águi é conhecido por ser impenetrável (exceto contra dragões xP)
John Arryn foi Mão do rei Robert Baratheon e era casado com Lysa Tully.
CASA TULLY 🐟 Brasão: truta em salto prateada sob campo ondulado azul e vermelho. Lema: “Família, Dever, Honra.”. Sede da casa: Correrio
Características físicas marcantes: olhos azuis e cabelo cobre, ruivo.
Descendentes dos Primeiros Homens, senhores das Terras Fluviais, terras muito férteis e de boas rotas de comércio. É um local de passagem o que é bom para comércio mas nas guerras também estão mais desprotegidos e acabam por se verem envolvidos em muitas por esse motivo.
Nunca foram reis, mas possuíram durante milhares de anos terras ricas e o grande castelo de Correrio. Edmyn Tully o primeiro da casa, recompensado por Aegon durantes as Guerras da Conquista por abandonarem Herrem, o Negro.
Catlyn Tully estava prometida a Brandon Stark, mas ele foi morto pelo Rei Aegon então ela acabou por casar com Nedd Stark, irmão mais novo de Brandon.
Personagens importantes da Casa Tully: Catelyn, Lysa
CASA TYRELL 🌹 Brasão: rosa dourada sob campo verde. Lema: “Crescendo fortes”. Sede: Campina
Ascenderam ao poder como integrantes dos anteriores Reis da Campina. Quando Aegon, o conquistador chegou, foram eles que lhe abriram a porta do castelo. Mesmo sendo o intendente o Aegon nomeou-o a ele como Senhor.
Foi-lhes dado o cargo de protetores do sul e têm grande rivalidade com Dorn.
Reza a lenda que foi Garth Tyrell que ensinou os homens a plantar e semear, e foi o seu primogénito, Garth, o jardineiro, que deu origem à Casa Tyrell.
Sempre foram muito fiéis aos Targaryen, mesmo durante a Rebelião do Robert.
Também muito ricos e prósperos e é uma casa que representa o matriarcado e a liberdade sexual.
Personagens importantes da Casa Tyrell: Margaery Tyrell, Olenna Tyrell, LorasTyrell
CASA GREYJOY 🐙 Brasão: uma Lula Gigante dourada sob campo negro. Lema: Lema “Nós Não Semeamos”. Sede: Pyke
Dizem descender do Rei Cinzento da Era dos heróis. Também chamados “homens de ferro“ foram outrora o terror dos mares. Ferozes em batalha, viviam do mar e de pirataria.
Tem a religião do Deus Afogado e por isso as suas crenças, formas de governar e costumes são diferentes do resto dos 7 reinos.
Harren, o Negro, foi quem mandou construir o castelo de Harrenhal, demorando 40 anos. Quando Aegon, o conquistador, chegou a Westeros, Harren estava muito confiante na construção do seu castelo, no entanto Aegon tinha dragões que sobrevoaram os seus muros e queimaram não só o castelo como toda a linhagem e assim as Ilhas de Ferro ficaram sem Rei. Começou uma guerra de 2 anos para decidir quem reinaria até que Aegon e as pessoas escolheram os Greyjoy para governar, dando origem à casa Greygoy.
Não participaram na rebelião do Robert, aliando-se quase no final ao lado deste.
Balon Greyjoy ainda se rebelou durante o reinado de Robert, autoproclamou-se rei e mandou saquear Lanisporto. Durante essa rebelião perdeu os dois filhos mais velhos e Robert e Ned Stark invadiram as ilhas de Ferro e subjugaram-o, levando Theon Greyjoy, o herdeiro, para Winterfell com 10 anos de idade.
Personagens importantes da Casa Tyrell: Theon Greyjoy, Asha Greyjoy, Balon Greyjoy
CASA TARGERYEN 🐲 Brasão: um dragão vermelho de 3 cabeças em fundo preto Sede: Pedra do Dragão.
Características: cabelo prateado/quase branco, olhos púrpura, alguma resistência ao fogo.
Origem em Valiria e com sede em Pedra do Dragão em Westeros.
Em Valiria eles não eram os únicos que tinham dragões e gostavam de casar entre irmãos para manter a linhagem pura e ter várias esposas.
Daenys a sonhadora teve o sonho que Valiria ia ser destruída e o seu pai deu-lhe ouvidos. Saíram do território e foram para Pedra de Dragão. 12 anos depois deu-se a queda de Valiria e os Targaryen acabaram por permanecer os únicos controladores de dragões do mundo.
Aproximadamente 100 anos depois nasceram Visenya, Aegon e Rhaenys decidiram conquistar Westeros. Os 3 irmãos casaram e não se intrometiam nas guerras de Westeros até ao dia em que Argilac quis fazer uma aliança com Aegon, propondo-lhe casamento com a sua filha. No entanto Aegon já estava casado com as irmãs e não aceitou, no entanto ofereceu-lhe o amigo Baratheon. Esta oferta foi recusada por Argilac e levada como uma ofensa, este choque originou a casa Baratheon e deu início à conquista de Aegon dos 7 reinos, que nessa altura estava dividido.
Construiu um forte onde se tornaria em Porto Real. Conquistou e dividiu as terras pelos senhores protetores que deram origem a cada uma das casas acima. Com todas as espadas dos inimigos que ele conquistou, forjou o trono de ferro.
Na tentativa de conquistar de Dorne, Rhaenys morreu e como consequência Visenya deu origem à Guarda Real.
O reinado dos Targaryen teve vários reis, uns bons outros terríveis, mas durante esses anos vale destacar aquilo que ficou marcado como a Dança dos Dragões.
Esta foi uma luta entre as duas facções da casa Targaryen originado por problemas de sucessão. Uma fação o rei proclamou a Rhaenyra legítima herdeira, primogénita mas mulher, e por esse motivo outra fação originou-se para apoiar Aegon II, o primeiro filho homem mas do 2º casamento.
Sucederam-se várias batalhas entre essas duas facções, com a guerra veio a fome e o povo virou-se contra os dragões. Vários dragões morreram e Rhaenyra fugiu para pedra de dragão onde já estava AegonII escondido e o seu dragão acabou por a devorar. Mais tarde ele foi envenenado como forma de reaver a paz ao reino, sucedendo ao trono o filho de Rhaenyra, dando assim início ao reinado em que os dragões acabaram.
Aerys só tinha 18 anos quando foi corado e era melhor amigo do Tywin Lannister e Stefan Baratheon (pai do Robert). Depois de ser coroada substituiu as pessoas da corte e substituiu por pessoas mais jovens, entre elas Tywin como Mão do Rei.
A relação entre o Rei e o Mão começou a ter problemas devido a inveja do Rei que começou a definhar e a tomar decisões más para o reino. Nesta altura, tal como aconteceu durante a Dança dos Dragões surgiram duas facções, uma que apoiava o Rei e outra que apoiava o príncipe herdeiro que era muito amado por todos.
Quando Robert ganhou Rhaegar e a rebelião estava quase ganha, Tywin apareceu em Porto Real com o pretexto de vir em auxílio do rei. Vayris avisou-o para não abrir as portas, mas o Meistre Pycelle aconselhou a abrir. O rei abriu os portões o que levou ao massacre dos Targaryen.
Viserys e Daenerys são filhos de Aegon, o rei Louco, e irmãos do príncipe Rhaegar.
Quando a rebelião de Robert começou, o rei Aerys enviou a mulher e o filho Virerys para Pedra do Dragão. Ela já estava grávida e morreu durante o parto. Quando a rebelião foi ganha, as duas crianças tiveram de fugir para Essos depois do massacre.
Assim Daenerys, Viserys e Meistre Aemon (patrulha da noite) são os últimos sobreviventes da casa Targaryen.
Personagens importantes da Casa Targaryen: Daenerys, Viserys,


Comentários
Enviar um comentário