As Mentiras de Locke Lamora

As Mentiras de Locke Lamora (The Lies of Locke Lamora) de Scott Lynch

A trabalho pelo qual Scott Lynch ficou conhecido é a sua saga, ainda em desenvolvimento, dos Cavalheiros bastardos (The Gentleman Bastards), na qual já estão disponíveis os 3 primeiros volumes, As mentiras de Locke Lamora, "Red Seas Under Red Skies” e “The Republic of Thieves”. 

A história anda à volta da vida e artimanhas de um grupo de ladrões, criado pelo padre Chains, um garrista e padre na igreja do 13º deus herege deste mundo (o deus dos ladrões), que tem uma das melhores dinâmicas já escritas, com personagens inteligentes e carismáticos.

Cada elemento do bando se foi juntando aos poucos mas entrando pequenos, sendo assim educados em várias áreas como línguas, cozinha, representação, luta, matemática, costura, de forma a desenvolverem várias  capacidades que os destacam do restante das pessoas deste mundo, com o último objectivo de acabar com a paz secreta de Camorr. 

Num mundo com uma atmosfera tensa, cheia de crime e desigualdade, Scott Lynch combina esta história com o seu toque de humor o que torna o livro muito divertido de ler (ao ponto de dar gargalhadas). Mas não se deixem enganar porque ao mesmo tempo que se passa um ótimo bocado com este grupo de ladrões, a narrativa tem um nível de intensidade e profundidade alto também o que cria uma perfeita combinação.

Tanto os leitores que adoram um livro pelas suas personagens quanto os que adoram um livro pela sua história vão gostar muito das Mentiras de Locke Lamora. É ótimo para quem quer entrar no universo da fantasia pois não tem uma construção de mundo e de magia muito complexos ao mesmo tempo que tem uma história única para os já amantes deste estilo!

O primeiro volume da saga, As mentiras de Locke Lamora já foi traduzido e publicado em português pela saída de emergência e os restante estão disponíveis em inglês tanto em versões paperback como em versões de capa dura.


Comentários