Autor em Destaque | George R. R. Martin


Autor: George R. R. Martin

[ilustração: Viajantes dos Cosmos]


George R. R. Martin nascido a 20 de Setembro de 1948 em Bayonne, Nova Jersey. Escritor mundialmente conhecido pela sua obra “As Crónicas de Gelo e Fogo” adaptado ao fenómeno da série televisiva de “Guerra dos Tronos”.

O seu primeiro trabalho profissional foi em 1970 (o mesmo ano em que se formou em jornalismo) com “The Hero” vendido à revista “Galaxy” e publicado em 1971.

Em 1980 começou a trabalhar como editor de livros e a escrever para a televisão em série como “The twilight zone” e “Beauty and the beast” e em 1087 a sua novela “Nightflyers” foi adaptada para um filme.

Quando se mudou para Hollywood trabalhou para a CBS como editor de histórias e no ano seguinte como consultor executivo de histórias. Mais tarde trabalhou como produtor e escritor de pilotos na Columbia Pictures Television. 

Mas foi em 1991 que começou a escrever a série de livros que transformaria a sua carreira, “As Crónicas de Gelo e Fogo” com o seu primeiro livro publicado em 1996.
Esta obra teve a sua adaptação para televisão que estreou em 2011 na HBO, pela série mundialmente conhecida como “Guerra dos Tronos”, sendo nesse ano eleito pela revista “Times” como uma das pessoas mais influentes no mundo.

A adaptação televisiva “Guerra dos Tronos” terminou em 2019 mas a saga ainda está a ser completa pelo autor.

Para além das Crónicas o escritor desenvolveu diversos livros relacionados com esse mundo, entre eles:
- “O cavaleiro de Westeros” que se passa 100 anos antes da história das crónicas;
- “O mundo da Guerra dos Tronos” repleto de ilustrações que conta as lendas e histórias do mundo de Westeros até ao momento da saga;
-“Sangue e fogo” dedicado apenas ao acontecimentos da existência da casa Targaryen, uma das casas das Crónicas, que inclusive vai ter uma adaptação televisiva também pela HBO.

Para além do seu trabalho mais famoso o autor escreve também contos de ficção científica e terror.


-Narrativa de pontos de vista. Isto significa que significa que a história é contada pelo pelo olhar de um determinado personagem que vai mudando em cada capítulo.

-Descrições por contraste. A meu ver esta é uma das maiores forças do escritor. Ele eleva a sensação da descrição colocando-a seguida de uma descrição contrastante. Por exemplo: Um capítulo onde é descrito um cenário de fome e miséria causada pela guerra, com campos queimados e pessoas desalojadas, que é seguido de um capítulo de extravagância, num outro lugar do país, dentro da casa de um nobre, numa festa onde há tanta comida que é desperdiçada e onde os personagens estão mais do que satisfeitos, estão empanturrados. O facto de passarmos de um cenário de fome para um festim aumenta ainda mais o sentimento que é descrito no anterior

-Fator Surpresa. George R. R. Martin é conhecido por não ter medo de dar um fim às suas personagens ou de ir por caminhos diferentes daquilo que os seus leitores querem. Então nunca nada está garantido e ninguém está a salvo.


Comentários