As Crónicas de Gelo e Fogo



As Crónicas de Gelo e Fogo


As Crónicas de Gelo e Fogo são uma coleção de livros de fantasia épica, ainda por terminar, escritas pelo famoso George R. R. Martin. Os livros tornaram-se populares a partir de 2011 quando foram adaptados para uma série “A Guerra dos Tronos” escrita pela dupla D&D - David Benioff e D. B. Weiss. 

Inicialmente os livros foram escritos como uma trilogia, tal como o Senhor dos Anéis, porém devido à complexidade do mundo construído e número de personagens envolventes, a coleção está, atualmente, prevista para contar com 7 volumes.

Embora a série tenha sido baseada nos livros, recomendo a leitura dos mesmos, pois na série não foi possível explorar muitos enredos, tornando a história um pouco confusa. 

Os livros são contados através da terceira pessoa e cada capítulo possui um diferente ponto de vista. Normalmente o Prelúdio e a Epilogue são personagens com um único ponto de vista, que estão em perigo mortal e acabam por morrer por diferentes motivos no final do capítulo. 

A escrita de Martim é considerada Grimdark Fantasy, ou seja, destinada para um público adulto devido à presença de acontecimentos sanguentos e negros na vida das personagens, desde a descrição detalhada de guerras sangrentas, infanticidio, adultérios, traições e até relações de incesto.


A atenção ao detalhe de Martin é exposta na forma como o mundo foi desenvolvido. 

O mundo encontra-se dividido em quatro continentes, Westeros (a Oeste), Essos (a Este), Sothoryos e Ulthos (ambos a Sul e ambos misteriosos e pouco referidos na história).

Westeros e Essos são os locais onde a história toma lugar. Principalmente Westeros, desde o Norte ao Sul, enquanto que em Essos apenas algumas personagens viajam pelo continente. 

O continente de Westeros, embora o mais pequeno está dividido em sete territórios: O Reino do Norte, O Reino do Vale e das Montanhas, O Reino das Ilhas e Rios, O Reino da Rocha, o Reino da Tempestade, o Reino da Campina e o principado de Dorne a sul. 

Esta divisão foi realizada muitos séculos antes da história começar e cada reino era comandado por um rei. Porém, no decorrer da história atual, apenas um rei, sentado no Trono de Ferro localizado na capital, controla todas estas regiões. 

Neste mundo existem determinados locais que foram construídos há muitos milhares de anos que possuem características únicas que apenas poderão ser explicadas por magia:

Wall; Storm’s End; The Five Forts; Hightower; Seastone Chair; Moat Cailin.


A sociedade é baseada na nossa Idade Média, mais especificamente durante a Guerra das Rosas, onde primos lutaram contra primos de modo a alcançar o trono real inglês. 

Durante o decorrer da história são expostas várias classes sociais, desde escravos, camponeses, burgueses, cavaleiros, feiticeiros, nobres, membros de várias religiões e membros de diferentes famílias reais. 

Durante o decorrer da mesma, várias personagens pertencem a diferentes classes sociais, de modo ao leitor tomar conhecimento como determinadas decisões políticas podem afetar diferentes pessoas e comunidades. Além disso, também há personagens que por determinadas razões mudam de classe social, mostrando como as suas ideias e preconceitos poderiam ser privilegiados e errados.


Neste universo existem dragões! Algo fundamental na fantasia! 

Os dragões são uma fonte de poder, e na história das Crónicas de Gelo e Fogo muitas familias reais, cidades  e impérios foram destruídos e criados outros, apenas porque determinadas nações possuíam dragões!

A origem dos mesmos não é conhecida, porém nos livros existem teorias que estes foram originários das Shadow Lands, zona misteriosa que até os feiticeiros têm medo de visitar e que, infelizmente George R. R. Martim já referiu que não irá desvendar mais informação, de modo a não retirar todo o misticismo criado em redor dessa zona do mundo.

Neste mundo existem muitas criaturas lendárias, desde gigantes, crianças da floresta e os outros. As crianças da floresta são a espécie que habitava o território de Westeros antes dos humanos viajarem para esse território, e são um uma espécie inteligente, que possuía a sua própria linguagem, viviam em harmonia com a natureza e  conseguiam comunicar com esta, tanto com animais, árvores e terra. Os outros são uma espécie que aterroriza os humanos pois quando aparecem trazem consigo o frio, destruindo tudo ao seu redor, porém existe uma história lendária que conta que estes foram destruídos no passado.

Neste universo também existe uma espécie de lobos gigantescos, direwolfs, que normalmente só existem a norte de Westeros, porém esta espécie de animal está muito associada aos membros da família real do Norte- os Stark.

Livro 1 | A Guerra dos Tronos (1996)


O primeiro livro é o mais curto da série e talvez o que decorre num maior espaço de tempo, 

Somos introduzidos pela primeira vez a grandes famílias como os Stark, os Targaryen, Baratheon, Lannister, Arryn, entre muitas outras. 

O grande acontecimento deste livro que o destacou de outras séries de fantasia foi, sem dúvida, a morte da personagem principal Ned Stark. Na altura da escrita foi algo inédito, que ninguém o tinha feito. A morte desta personagem mostrou que todas as suas ações até ao momento tiveram grandes consequências, pois Ned Stark não aprendeu a jogar o desafio de manipulação necessário para a guerra dos tronos. Tornando a frase:  “When you play the game of thrones you win or you die” muito verdadeira. 


Na minha opinião, neste livro George R. R. Martin ainda está a perceber como orientar a sua história e como encontrar o seu estilo de escrita, tornando o livro um pouco descritivo demais e as suas personagens ainda têm pouca perspicácia, algo que nos livros futuros as destaca de outras séries.   


Livro 2 | A Fúria dos Reis (1998)


Após a morte de uma personagem provavelmente mais influente na história, o segundo livro começa com o início de uma guerra civil entre diferentes regiões.


O enredo continua a avançar a um ritmo impressionante, devido à descrição da personagem Daenerys Targaryen tomamos conhecimento de outras culturas que não foram referidas no volume anterior.

Neste livro a magia voltou ao universo com o nascimento de dragões, espécie que estava extinta há cerca de 200 anos. Assim sendo, surgem episódios como o House of the Undying, onde acontecem as primeiras grandes profecias da série. 



Livro 3 | A Tormenta de Espadas (2000)


Guerra civil continua, bem como as suas desastrosas consequências. 

Normalmente este é o volume preferido na maioria dos leitores, pois há um balanço entre o desenvolvimento do enredo e caracterização descritiva das personagens e locais. 

É neste volume que as personagens ganham mais personalidade e vivem grandes acontecimentos que as vão marcar para a restante história. 


Livro 4 | O Festim dos Corvos (2005)


Livro dividido geograficamente. Neste volume certas personagens preferidas pelo público não surgem, tais como Jon Snow, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister. Porém é dado um grande foco aos acontecimentos de Kings Landing, onde foram introduzidos novas personagens como Jamie Lannister. 

Neste livro é finalmente revelado o Grande Plano de Dorne, com a introdução de vários membros da família Martell. 


Livro 5 | A Dança dos Dragões (2011)


São introduzidas ainda mais personagens, o livro tem no total 31 pontos de vista diferentes. 

Considero este livro um pouco mais fraco que os seus antecessores, pois considerei a descrição de Martin um pouco excessiva, e no fundo as personagens não avançaram muito na sua história, mantendo-se na mesma situação que se encontravam no início da narrativa.


Comentários